O jogo da cabra-cega

O jogo da cabra-cega

O que é necessário para jogar?

- Podem participar vários jogadores.
- É necessário um lenço ou um pano limpo para vendar os olhos.
- Para jogar é necessário um terreno amplo e sem obstáculos, para evitar acidentes. Não esqueçamos que um dos participantes está vendado.

Como jogar?

Um dos jogadores oferece-se ou é escolhido para ser a cabra-cega. Esse jogador é vendado e dá três ou quatro voltas sobre si próprio (para perder, em parte, o sentido de orientação).
Os outros jogadores andam à volta da cabra-cega e tocam-lhe levemente, para desorientar o jogador. Os jogadores cantam também uma lengalenga dizendo “cabra-cega” - “cabra-cega” - “cabra-cega”, a fim de desorientar ainda mais o jogador. Os jogadores não devem deixar-se apanhar mas não devem fugir para muito longe.
Quando um jogador é apanhado pela cabra-cega não deve falar porque a sua voz pode identificá-lo. Se a cabra-cega identificar o jogador que agarrou, esse jogador è vendado e passa a ser a cabra-cega .

Qual o objectivo do jogo?

O jogador que tem o papel de cabra-cega deve apanhar um dos jogadores e, sem ver, identificá-lo. Para o fazer, pode recorrer ao tacto, ao som (da voz, por exemplo) ou ao olfacto (reconhecendo o perfume, por exemplo).
Jogos tradicionais infantis
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário