Jogo da linda falua

Jogo da linda falua

O que é necessário para jogar?

- Podem participar vários jogadores.
- Para jogar é necessário um terreno amplo e sem obstáculos, para evitar acidentes.

Como jogar?

Duas das crianças ficam à parte e escolhem, sem que as outras crianças ouçam, um nome para si; pode ser o nome de um animal, de um fruto ou planta, de um país ou de outra coisa que seja familiar a todos os jogadores. Estes dois jogadores dão as mãos e elevam-nas, formando um arco.

Os restantes meninos fazem uma fila e dirigem-se para o “arco” cantando uma canção:
“Que linda falua, que lá vem, lá vem/ É uma falua que vem de Belém/ Vou pedir ao Senhor Barqueiro que me deixe passar/Tenho filhos pequeninos, não os posso sustentar/ Passará, passará mas algum ficará/Se não for a mãe à frente, é o filho lá de trás” .

Quando passam por baixo do “arco”, fica lá a última criança da fila. As crianças que formam o arco dizem à que ficou retida para escolher um dos nomes que elas escolheram para si (pode ser, por exemplo, “ananás” e “morango”). Esta criança coloca-se atrás da criança que tiver o nome que ela escolheu.

Quando todas as crianças estiverem atrás de um dos elementos do arco, formam-se dois grupos.
De seguida faz-se um risco no chão, a dividir os grupos. Todos dão as mãos, ficando os líderes (o “arco”) de cada um dos grupos de mãos dadas sobre a linha separadora. A um sinal, todas as crianças puxam na direcção do seu grupo.

Quem ganha?

O grupo que, puxado pelo outro, ultrapassar o risco, perde o jogo.
Jogos infantis
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário