Jogo do macaquinho do chinês

Jogo do macaquinho do chinês
O que é necessário para jogar?

- Podem participar vários jogadores.
- Para jogar é necessário um terreno amplo e sem obstáculos, para evitar acidentes.

Este jogo tem a vantagem de poder ser jogado em qualquer local. Com boa vontade (e muito desportivismo) o número mínimo de jogadores é... dois.

Como jogar?

Sorteia-se quem será o "macaquinho do chinês".
O "macaquinho" vira-se de costas para as restantes crianças, que deverão estar alinhadas a (pelo menos) dez metros de distância dele. Normalmente, o "macaquinho" apoia-se em algo (uma parede, um poste, uma árvore) que possa constituir uma "meta" para os restantes.

O "macaquinho", sempre de costas, dá uma ordem (o que lhe apetecer, desde que não implique perigo para os intervenientes). Exemplos:
- O Macaquinho manda dar saltos.
- O Macaquinho manda deitar a língua de fora.
- O Macaquinho manda chorar.
- O Macaquinho manda cantar os "Parabéns".

O "macaquinho" fica a ver as outras crianças executarem as suas ordens durante algum tempo (sem exageros). A seguir volta-se para dar nova ordem.

Enquanto o "macaquinho" está de costas as crianças vão tentar avançar o máximo possível no terreno, de forma a chegarem à "meta". Se conseguirem fazê-lo antes que ele se volte, devem bater com a mão e dizer "um-dois-três-macaquinho-do-chinês".
Se o "macaquinho" se voltar e apanhar alguma das crianças em movimento, ela é obrigada a voltar para a linha de partida e recomeçar o seu percurso.
Quando o "macaquinho" se volta e os olha, todos os intevenientes devem estar perfeitamente imóveis.

Como jogar?

Neste jogo há um objectivo para cada inteveniente:

- O "macaquinho" pretende sê-lo o máximo de tempo possível e impedir as outras crianças de o substituírem, uma vez que o jogador que conseguir chegar à meta, bater e dizer "um-dois-três-macaquinho-do-chinês" passará a ser o próximo "macaquinho".
Para conseguir surpreender os adversários o "macaquinho" poderá, por exemplo, variar a velocidade com que dá as ordens.

- Os restantes jogadores pretendem ocupar o lugar do "macaquinho". Podem optar por várias estratégias para o conseguir, estratégias que vão desde a corrida ultra-rápida até ao objectivo aos deslocamentos lentos mas seguros.
Jogos tradicionais infantins
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário