Jogo de Saltar à Corda

É necessária uma corda, podem jogar vários jogadores, no mínimo 3; e o objectivo é saltar a corda sem a reter.
Dois jogadores pegam nas pontas de uma corda forte com cerca de dez metros de comprimento e fazem-na balançar em movimento circular.
Os outros jogadores vão entrando na corda, saltando sucessivamente por cima dela sempre que ela esteja, no movimento circular, a aproximar-se  dos seus pés saltando tantas vezes quantas as previamente determinadas; varia, a gosto o ritmo da corda, dificultando ou facilitando a tarefa ao saltador.
Quem tocar na corda, perde e é excluído do jogo, dando a vez ao jogador seguinte.
Por vezes pode saltar mais do que um jogador em simultâneo.
Uma variante deste jogo consiste em cada jogador saltar sucessivamente com a sua corda, que deverá ter cerca de dois metros. 
A forma dos saltos varia - saltar aos pés juntos, ao pé coxinho, por exemplo - bem como o seu ritmo, tornando o jogo aliciante e incitando à disputa.
Um jogo bastante simples que demonstra a agilidade e a experiência prévia dos participantes.
Existem algumas variantes interessantes do jogo: jogo individual, para equipas de três, e ainda para grupos com um mínimo de 4 crianças.

 Jogo Individual

As crianças saltam individualmente.
Como se joga: 
Ganha a criança que conseguir saltar mais tempo sem pisar, tropeçar ou falhar a corda, sendo o limite máximo de tempo de 15 minutos.

Jogo para equipas de 3

As crianças saltam uma de cada vez.

Como se joga:
Cada equipa é formada por 3 elementos, sendo que 2 dos elementos seguram as cordas, enquanto que o outro elemento salta. As equipas jogam cada uma de sua vez e vence aquela que permanecer mais tempo a saltar sem pisar, tropeçar ou falhar a corda, sendo de 15 minutos o limite máximo.de tempo.

Jogo para Grupos

Joga-se, no mínimo, com 4 crianças. É necessária uma corda mais comprida.

Como se joga:
Duas crianças seguram a corda pelas suas extremidades e fazem-na rodar no ar. O primeiro jogador do grupo, designado por "rato", salta uma vez à corda (a pés juntos ou não) e corre depois, dando a volta por trás do jogador que segura a corda, à sua frente. Volta à corda pelo outro lado, saltando agora 2, dado que se apresenta pela segunda vez diante da corda. Após saltar, corre dando a volta pelo jogador que segura a corda à sua frente e torna a regressar junto da corda e a saltar, desta feita 3 vezes, repetindo este processo repetidamente e saltando sempre o número de vezes equivalente ao número de vezes que se apresenta naquele lugar, escapando ao gato que o persegue. Mas mal o "rato" salta a primeira vez, um outro jogador, designado por "gato" vai para a corda e salta, uma vez também, correndo atrás do rato. E desta forma, fica também obrigado a saltar uma, duas, três, quatro ou mais vezes, cada vez que regressa junto da corda, após dar a volta por detrás daqueles que a seguram. O gato só pode caçar o rato quando este está a correr e nunca enquanto este salta, pois se tal acontece, trocam de papéis e de funções.

Por vezes, quer o rato, quer o gato, só saltam uma vez à corda em cada passagem, aumentando a velocidade do jogo.

Outras variantes deste jogo:

I. As duas crianças que seguram a corda pela extremidade fazem-na oscilar da esquerda para a direita, raspando-a pelo chão. Quando a corda chega a um lado, dizem uma palavra e quando chega a outro dizem a palavra correspondente:

Lado direito      Lado esquerdo

Salada  Saladinha
Alface  Alfacinha
Azeite   Vinagre

P'ra Santíssima Trindade
Depois, logo dizem em voz alta os meses do ano: Janeiro, Fevereiro, Março e assim sucessivamente.

A cada mês, corresponde uma volta completa da corda, saltando uma criança de cada vez. Ao fim de doze saltos (que correspondem aos doze meses do ano) sai e dá o lugar a outra.

Se o jogador tocar na corda, tem de passar a vez ao próximo.

II. As duas crianças que fazem girar a corda cantam a seguinte lenga-lenga, que transmite ordens, que cada criança, ao saltar, deve cumprir:

"Bruxa, Bruxinha, entra em jogo
Bruxa, bruxinha, levanta a saia
Bruxa, bruxinha, salta a pé coxinho
Bruxa, bruxinha, dá meia volta
Bruxa, bruxinha, sai do jogo."

Para cada frase, dá-se três voltas à corda: uma volta enquanto se diz a palavra. bruxa, outra para a palavra bruxinha e outra volta enquanto se dá a ordem que o saltador deve cumprir.

Do mesmo modo, também nesta variante do jogo, caso o jogador tocar a corda, deve de imediato ceder a sua vez ao próximo.

III. Saltam várias crianças ao mesmo tempo.

Nesta variante do jogo, quem for tocado pela corda é eliminado e para dificultar os jogos, a corda pode ser rodada com variações de ritmo!


Vence o jogo a última criança a ser tocada pela corda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário