Jogo do pião

Jogo do pião

Com os mais pequenos ajude a manter viva a tradição do jogo do pião!
Podem fazer-se varios jogos com o pião.

Jogar à roda

O que é necessário para jogar?
- um pião para cada jogador;
- uma baraça para cada jogador. (o cordão que se enrola à volta do pião)

Como jogar?
Antes de atirar o pião deve-se enrolar bem o cordel à sua volta, sem folgas. O cordel é segurado com a mão pela extremidade solta, que quando se desenrola, com o impulso da mão puxando a baraça para trás, o faz girar. Quando o pião é lançado com grande intensidade diz-se que a jogada é de "escacha". Para jogar à roda, ou raia grande, marca-se no chão um círculo de jogo que poderá ter cerca de um metro e meio. Os jogadores devem projectar o seu pião em direcção ao círculo.

Quais são os objectivos do jogo?
Ao projectar o seu pião em direcção ao círculo, e sempre continuando a girar, o jogador pretende afastar um ou mais piões que aí se encontram de forma a que saiam do traço marcado. Ficam fora de prova os piões que foram desta forma afastados de dentro do círculo.

Jogar à molha ou à sigurelha

O que é necessário para jogar?
- um pião para cada jogador;
- uma baraça para cada jogador.

Como jogar?
Começa por marcar-se no chão um risco de partida e a partir desta marca faz-se uma cova que diste dela entre 20 a 25 metros. Depois, traça-se uma cruz no solo para a qual todos devem atirar o seu pião. Diz-se que "amoucha" o pião mais afastado da cruz que deve ficar no risco para dar início ao jogo. Este pião que "fica de castigo" também poder ser chamado de "piasca", pião velho, ou carcaça. É primeiro a jogar quem conseguiu que o seu pião ficasse mais perto da cruz e assim sucessivamente.

Quais são os objectivos do jogo?
A finalidade do jogo consiste em arrastar o pião que ficou no chão até à cova. Para este efeito, o jogador ao lançar o seu pião deve atingir o que se encontra no chão e arrastá-lo até à cova. Caso não atinja o pião no seu lançamento deverá aparar o seu (fazendo-o deslizar para a mão). Agora sempre com o pião a girar deve tentar empurrar o outro em direcção à cova, ou seja dando “cocadas”.

Caso no seu lançamento o jogador não acerte no pião ou não lhe dê, depois de aparar o seu pião, uma “cocada”, perde. Deve então colocar o seu pião no lugar do que se encontra no chão.
Quando a piasca entra na cova os jogadores têm direito de dar neste pião velho as ferroadas acordadas, que podem ser simples ou “de escacha”, para rachar, ou ainda por forma a tirar pequenas lascas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário