Jogo do saco

Nº de jogadores: Minimo 2 e o máximo é sem limites

Material:
Sacos de serapilheira ou plástico grosso em número igual ao número de participantes

Como se joga:
Estabelece-se o percurso no chão com uma linha de partida e uma de chegada. Todos os concorrentes colocam-se atrás da linha de partida. Ao sinal de partida, cada um entra para dentro do saco, segurando-o com ambas com as mãos e deslocam-se em direcção á meta. Ganha quem chegar primeiro.
Se cair pode levantar e continuar o jogo

Jogo do burro

Número de jogadores: 3 ou mais

Material necessário: uma bola

Como se joga: todos os jogadores têm que fazer uma roda.
Começam a passar a bola muito rápido uns aos outros, quem deixar cair a bola uma vez, fica coma letra B… quem deixar cair a bola duas vezes fica com as letras B, U…e assim sucessivamente até alguém ficar com a palavra burro (o equivalente a deixar cair a bola no chão 5 vezes). Quem ficar com essa palavra em primeiro lugar perde.
No final só vai restar um vencedor

Jogo de xadrez

Regras do jogo de Xadrez
Jogos tradicionais
Como se joga xadrez
O jogo de Xadrez é jogado por dois jogadores. Um jogador joga com as peças brancas o outro com as pretas. Cada um inicialmente tem dezasseis peças: Um Rei, uma Dama, duas Torres, dois Bispos e oito Peões.
O posicionamento inicial das peças assim como o formato do tabuleiro é como o que se mostra na figura seguinte:
 
 As peças na linha de baixo e da esquerda para a direita são: Torre, Cavalo, Bispo, Dama, Rei, Bispo, Cavalo e Torre.
Os jogadores movimentam alternadamente uma das suas peças, sendo sempre o jogador com as brancas o primeiro a começar. Um movimento consiste em pegar numa peça e coloca-la numa nova casa respeitando as regras de movimento. Só o Cavalo é que pode passar por cima de outras peças.
Existe um movimento especial denominado Roque em que um jogador pode movimentar duas peças simultaneamente.
Um jogador pode Capturar peças do adversário, para faze-lo tem de movimentar uma das suas peças para uma casa que contenha uma peça inimiga, respeitando as regras de movimento. A peça capturada é retirada do tabuleiro. (A captura não é obrigatória).
O jogo termina quando se atingir o mate ou uma situação de empate.


Regras de Movimento

Jogo das Damas

Jogo das Damas
Como se joga o jogo das Damas
Jogar o Jogo das Damas no tabuleiro
Jogos tradicionais

Regras do Jogo das Damas
Jogo de damas pratica-se entre dois jogadores, num tabuleiro quadrado, de 64 casas alternadamente claras e escuras, dispondo de 12 pedras brancas e 12 pretas.

O objetivo é capturar ou imobilizar as peças do adversário. O jogador que o conseguir ganha a partida.

O tabuleiro deve ser colocado de modo que a casa angular à esquerda de cada parceiro seja escura.

No início da partida, as pedras devem ser colocadas no tabuleiro sobre as casas escuras, da seguinte forma: nas três primeiras filas horizontais, as pedras brancas; e, nas três últimas, as pedras pretas.

A pedra movimenta-se em diagonal, sobre as casas escuras, para a frente, e uma casa de cada vez.

A pedra pode capturar a peça do adversário movendo-se para frente e para trás.

A pedra que atingir a oitava casa adversária, parando ali, será promovida a "dama", peça de movimentos mais amplos que a simples pedra. Assinala-se a dama sobrepondo, à pedra promovida, outra da mesma cor.

A dama pode mover-se para trás e para frente em diagonal uma casa de cada vez, diferente das outras peças, que movimentam-se apenas para frente em diagonal. A dama pode também tomar outra peça pela frente ou por trás em diagonal.

Jogo do Dominó

Jogo do Dominó
Jogos tradicionais
O dominó é um divertido jogo e com regras muito simples. Ele é ideal para você reunir um grupo grande de pessoas para se divertirem todas juntas. Um excelente passatempo para toda a família. A origem deste popular jogo ainda é incerta. O Dominó é conhecido por vários povos e por isso mesmo é jogado mundialmente e tem algumas variações. A única coisa é certa é que foi deste jogo que surgiu a famosa frase “efeito dominó”. Que quer dizer que quando algo cai e outras ‘peças’ ou ’situações’ estão próximas, estas também cairão.

A China reivindica a criação. No Ocidente os primeiros indícios foram na Inglaterra e na Itália. Assim como todos os outros jogos de tabuleiro, o dominó além de ser divertido e uma ótima maneira de interagir com seu filho; e dele aprende a matemática de uma forma fácil e divertida.

O Jogo de Dominó trás outras importantes contribuições para o seu filho, como a rapidez de raciocínio e a agilidade na hora de tomar decisões, a interação com outras crianças e o fato de aprender a perder e que todas as decisões tomadas têm uma conseqüência.

Jogo da Batalha Naval

 Jogo da Batalha Naval

Jogos tradicionais
Batalha naval é outro clássico jogo de tabuleiro que é capaz de entreter qualquer um além de proporcionar horas divertidas e agradáveis nesta disputa acirrada de muita concentração, estratégia e pensamento rápido.
Pode pintar o seu tabuleiro da forma que gostar.
Este jogo tradicionalmente começou a ser jogado usando papel e lápis. Os tabuleiros só vieram em 1931. Os jogadores precisam adivinhar onde estão os navios do seu oponente e assim afundá-los.

Cada grelha – como é chamado cada tabuleiro possui números na horizontal e letras na vertical. Cada jogador diz um número e uma letra e o oponente verá que acertou ou não o navio.

O jogo é muito simples. Antes de começar você e seu filho colocam os navios da maneira que quiserem em suas grelhas; eles podem estar na horizontal ou na vertical. Após isso o jogo começa e cada um de vocês diz uma letra e um número e se você acertar o quadrado onde há uma parte do navio será marcado de branco. E assim vocês vão jogando até alguém afundar todos os navios. Os tipos de navios são o porta-aviões (5 quadrados), submarinos (1 quadrado), barcos de dois, três ou quatro canos.

Jogo da corda humana

Jogo da corda humana

Jogos tradicionais infantis

Como se joga
Escolhe-se uma criança, o gavião, que tem a função de caçar as outras. Estas fogem do gavião, num espaço previamente definido. O gavião corre atrás dos outros e aqueles a quem conseguir tocar vão dando a mão entre si, formando uma cadeia. Quem for tocado, fica sempre o último elo desta cadeia. No outro extremo está o gavião.

Apenas os elementos das pontas da cadeia podem caçar e só se a cadeia estiver unida. Não poderá caçar ninguém se se partir, o que é vulgar acontecer. Por outro lado, quem sair do terreno de jogo passa automaticamente para a cadeia. A última criança a ser tocada é considerada vencedora.

Numa outra variante podem existir dois gaviões, competindo entre si para ver quem caça mais crianças.

Jogo do Leitinho

O Jogo do Leitinho

Jogos tradicionais infantis

Como se joga:
Jogam várias crianças. É necessário um lenço ou pano para amarrar à volta dos olhos de uma das criança que será a cabra-cega.

As crianças colocam-se de mãos dadas formando uma roda. A cabra- -cega fica no seu centro da roda, de cócoras e com os olhos tapados com uma venda.
A seguir inicia-se um diálogo entre as crianças que estão na roda e a Cabra-cega.

“Cabra-cega, donde vens?”
“Venho da Serra.”
“O que me trazes?”
“Trago bolinhos de canela.”
“Dá-me um!”
“Não dou.”
Então, as crianças que se encontram na roda dizem em coro:
“Gulosa, gulosa, gulosa... “ (repete-se até a Cabra-cega agarrar alguém)