Jogo do Dominó

Jogo do Dominó
Jogos tradicionais
O dominó é um divertido jogo e com regras muito simples. Ele é ideal para você reunir um grupo grande de pessoas para se divertirem todas juntas. Um excelente passatempo para toda a família. A origem deste popular jogo ainda é incerta. O Dominó é conhecido por vários povos e por isso mesmo é jogado mundialmente e tem algumas variações. A única coisa é certa é que foi deste jogo que surgiu a famosa frase “efeito dominó”. Que quer dizer que quando algo cai e outras ‘peças’ ou ’situações’ estão próximas, estas também cairão.

A China reivindica a criação. No Ocidente os primeiros indícios foram na Inglaterra e na Itália. Assim como todos os outros jogos de tabuleiro, o dominó além de ser divertido e uma ótima maneira de interagir com seu filho; e dele aprende a matemática de uma forma fácil e divertida.

O Jogo de Dominó trás outras importantes contribuições para o seu filho, como a rapidez de raciocínio e a agilidade na hora de tomar decisões, a interação com outras crianças e o fato de aprender a perder e que todas as decisões tomadas têm uma conseqüência.



Você vai encontrar uma boa diversidade de materiais usados para fabricar as peças do dominó. O valor das peças será igual ao número que elas representam. Peças de números iguais são chamadas de duplas. Com números diferentes serão chamadas do valor menor para o maior, por exemplo, 3-4.

Cada jogador irá receber sete peças. Deixe sempre algumas peças de fora para a “compra” que será feita quando você não tiver peça para realizar a jogada.

No começo é interessante que você jogue Dominó apenas com seu filho, para ele ir pegando as regras e a habilidade. Depois pode incentivar que ele ensine os colegas para jogarem com um grupo maior.

A decisão de quem vai jogar primeiro pode seguir várias regras como tirar a peça com dois números 6 ou quem sorteia a peça mais alta ou até mesmo começa com quem ganhou a partida anterior. Cada peça só poderá se conectada a outra de mesmo número. Vá fazendo isso até terminar todas as peças. Se por um acaso não tiver nenhuma pedra para continuar a sequência, terá que pegar uma de fora; por isso que é preciso pensar bem em cada jogada, quanto mais peças na mão, mais tarde termina o jogo.

Ganha a partida quem conseguir eliminar todas as peças da mão primeiro. Isso se chama baixar todas as peças. Geralmente as disputas são tão boas que vocês jogarão várias partidas sem perceber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário